Treinamento Intervalado de Alta Intensidade na Corrida - HIIT

O exercício físico é importante para todas as pessoas independentemente da idade. Pessoas sadias e com doenças se beneficiam do exercício físico. Na atualidade temos diversas modalidades de treinamento físico, e a cada dia aparece uma novidade nas academias e divulgadas nas mídias. Nos ateremos neste post apenas, na modalidade do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), que ganha adeptos cada vez mais.

O QUE É O HIIT
O high intensity interval training (HIIT), traduzindo para o português treinamento intervalado de alta intensidade é um método de exercício onde se alterna a intensidade do esforço. São feitos exercícios vigorosos com intervalos de exercícios de baixa intensidade, ou realiza-se o esforço e uma pausa de alguns segundos ou minutos.

Vemos um número crescente de praticantes de exercício físico aderindo ao HIIT, sejam em ambiente de academias, parque ou ao ar livre. E consequentemente obtendo vantagens desse treino em específico.

O treinamento intervalado de alta intensidade há bastante tempo é uma ferramenta para obtenção de desempenho de atletas de alto nível, não sendo uma metodologia nova de treinamento físico.

Com o avanço nas investigações científicas, vem surgindo vantagens do treinamento intervalado de alta intensidade, a muitas publicações sobre esse tema na literatura científica especializada, que apontam sua eficácia no rendimento físico, ganho de performance, emagrecimento, etc.

É muito comum nas academias ou profissionais da área do esporte, utilizarem os experimentos científicos (protocolos), reproduzindo exatamente a investigação científica em suas aulas práticas. Não a nada errado com isso, porém os experimentos servem para dar um norte a prática do exercício físico, pode-se criar várias possibilidades, usando a criatividade.

O HIIT pode ser feito com equipamentos ou apenas com o peso do corpo. Existem diversos locais para a prática do HIIT, podem ser feitos em academias, parques, praças ou em casa.

O HIIT é bastante utilizado com exercícios que envolvem o peso do corpo, tais como polichinelo, flexões de braço, agachamento, etc. Também pode feito em bicicleta, esteira e transport.

CORRIDA E HIIT
Mas nosso tema é corrida, lembra? O HIIT também pode ser utilizado na corrida, e é há muito tempo, atletas sempre treinaram com essa metodologia.

O treinamento intervalado de alta intensidade é bem vantajoso na corrida, pois a alternância de esforço é uma forma de aumentar o condicionamento físico e diversificar o treino.

As variações na intensidade do exercício físico fazem com que o organismo, trabalhe no metabolismo aeróbio e anaeróbio. Obviamente que o organismo sustenta o esforço aeróbio por mais tempo. Os estímulos anaeróbios são em um curto espaço de tempo.  Se o condicionamento da pessoa for ótimo o estimulo anaeróbio pode ser mais longo, chegando por volta de 1 minuto.

Essa alternância de estímulos, aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, pode ser feito em um treino longo ou curto, tudo dependera do tempo disponível para correr e condicionamento.

A intensidade da frequência cardíaca máxima estimada costuma ficar na faixa de 80% a 90%.

Os intervalos no exercício podem ser ativos ou passivos. Intervalo Ativo significa que após uma corrida no esforço mais elevado a pessoas continua o exercício mais agora num ritmo bem lento ou até andando para recuperar o organismo. Intervalo passivo é quando após a corrida num esforço alto a pessoa interrompe o exercício para descansar por alguns minutos.

QUANDO COMEÇO A FAZER O HIIT
É mais aconselhável que aja um período de adaptação na corrida, para que as articulações, tendões, músculos e sistema cardiorrespiratório estejam bem fortalecidos e adaptados ao treinamento tradicional, corrida em ritmo constate. Os estímulos são aumentados para que aja aumento de condicionamento. Quando a duração e intensidade dos treinos começam a aumentar, pois o praticante já tem condição de fazer um exercício mais vigoroso, surge a possibilidade de introduzir o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

TODOS PODEM PRATICAR HIIT
 O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é mais indicado para pessoas que tem um grau de condicionamento físico mais elevado, ou pode ser feito por pessoas menos condicionados, porém com o acompanhamento de um profissional, minimizando os riscos de lesões ortopédicas.

É aconselhável fazer um exame médico para saber como está a saúde principalmente cardiorrespiratória. É sempre bom saber a respeito da saúde e os limites que podem ser trabalhados no exercício físico.

Quando são feitos exercícios físicos de baixa intensidade e moderada intensidade, os riscos são bem pequenos de um problema cardíaco. No exercício intervalado de alta intensidade (HIIT), para pessoas que tem algum problema cardíaco o risco é aumentado de ter alguma intercorrência na prática do exercício físico. Por isso é de importância vital saber o estado de saúde para adequar a modalidade certa de treino.

É aconselhável treinar com um personal trainer ou profissional de educação física, esses profissionais com base no laudo médico, prescreverá o grau correto de esforço no exercício físico, trazendo segurança na execução do treinamento.

No caso de o aluno ter algum agravante de saúde, caberá ao profissional decidir se adotara uma abordagem conservadora na prescrição do exercício físico ou desenvolver o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Só para reforçar, o exercício físico é benéfico para o organismo, o que leva as pessoas a terem complicações na prática do exercício é alguma doença, já estabelecida no organismo, porém oculta.

BENEFÍCIOS
• Possibilita treinar em um período mais curto;
• Aumenta o condicionamento
• Aumenta o metabolismo, ajudando a gastar mais calorias repouso;
• Ajuda no processo de emagrecimento;
• Alternância de intensidade de esforço;
• Controle do apetite e redução da fome;
• Pode ser utilizado em vários esportes;
• Pouco equipamento para fazer a pratica do exercício físico;
• Pode ser feito em parque, praças ou academias;
• Dinâmico.

Bons treinos!!
cleyton.jpg
Clayton Souza - Personal Trainer,
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 23/01/2017
Tags:

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar