Exercício Aeróbico e Controle da Respiração

O exercício físico aeróbio talvez seja um dos mais praticados pelas pessoas que se engajam num programa de atividade física ou exercício. Mas prolongar essa modalidade de exercício físico, com uma distância maior sem parada é o objetivo de muitos praticantes. Alguns querem obter saúde, outros apenas exercitar, mas para aqueles que querem correr uma prova de 5 km, o que fazer?

Para lidar com essa situação é preciso ter paciência, adaptar o corpo ao exercício físico e manter uma frequência boa de treinos. Ter continuidade nos exercícios. Feito esse passos fundamentais para o exercício aeróbio ou para qualquer prática de exercícios que são de muita importância. Segue-se para a sessão do exercício especificamente.

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Quando iniciamos um treino aeróbio, o corpo, ou melhor, a respiração fica um pouco cansativa, apesar de fazermos todo o processo de respiração, com a inspiração e expiração parece que o ar não chega, ficamos rapidamente cansados. Todos nós ficamos assim, por um processo fisiológico que ocorre dentro das fibras musculares (células), apesar de mantermos uma boa respiração, a fibra muscular utiliza a energia que está mais próxima a ela, que são as reservas de energia do sistema anaeróbio (sem oxigênio). Isso explica o cansaço inicialmente, pois qualquer exercício no começo gera energia dessa forma.

Para o exercício físico sair dessa zona de desconforto deve ser prolongado, mas para prolongar deve ser feito com uma intensidade leve a moderado, pois ai sim o esforço dependerá mais do oxigênio, fazendo com que tenha uma dominância aeróbia.

Essa fase inicial de desconforto respiratório é conhecida com déficit de oxigênio. Todos nos passamos por ela, a diferença é que alguns superam mais rápido o desconforto respiratório. Atletas estabilizam a respiração mais rapidamente, pessoas ativas um pouco depois e sedentários mais lentamente. O déficit de oxigênio leva por volta de 1- 5 minutos.

Após esse período temos o estado estável do consumo de oxigênio, onde a ofegância já passou, o exercício físico aeróbio está mais confortável, o treino é prolongado. Se a musculatura estiver bem condicionado raramente o fôlego será um limitante do exercício físico.

Para você que quer continuar a correr, seja por saúde ou uma prova de corrida e não conseguia, fica a dica.

Bons treinos!!
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Clayton Souza - Personal Trainer,
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP/EPM).
Postado: 13/10/2016
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