Blog
Exercício Aeróbico e Controle da Respiração

Para lidar com essa situação é preciso ter paciência, adaptar o corpo ao exercício físico e manter uma frequência boa de treinos. Ter continuidade nos exercícios. Feito esse passos fundamentais para o exercício aeróbio ou para qualquer prática de exercícios que são de muita importância. Segue-se para a sessão do exercício especificamente.
[cspersonaltrainer-corrida- aeróbio]
Quando iniciamos um treino aeróbio, o corpo, ou melhor, a respiração fica um pouco cansativa, apesar de fazermos todo o processo de respiração, com a inspiração e expiração parece que o ar não chega, ficamos rapidamente cansados. Todos nós ficamos assim, por um processo fisiológico que ocorre dentro das fibras musculares (células), apesar de mantermos uma boa respiração, a fibra muscular utiliza a energia que está mais próxima a ela, que são as reservas de energia do sistema anaeróbio (sem oxigênio). Isso explica o cansaço inicialmente, pois qualquer exercício no começo gera energia dessa forma.
Para o exercício físico sair dessa zona de desconforto deve ser prolongado, mas para prolongar deve ser feito com uma intensidade leve a moderado, pois ai sim o esforço dependerá mais do oxigênio, fazendo com que tenha uma dominância aeróbia.
Essa fase inicial de desconforto respiratório é conhecida com déficit de oxigênio. Todos nos passamos por ela, a diferença é que alguns superam mais rápido o desconforto respiratório. Atletas estabilizam a respiração mais rapidamente, pessoas ativas um pouco depois e sedentários mais lentamente. O déficit de oxigênio leva por volta de 1- 5 minutos.
Após esse período temos o estado estável do consumo de oxigênio, onde a ofegância já passou, o exercício físico aeróbio está mais confortável, o treino é prolongado. Se a musculatura estiver bem condicionado raramente o fôlego será um limitante do exercício físico.
Para você que quer continuar a correr, seja por saúde ou uma prova de corrida e não conseguia, fica a dica.
Bons treinos!! Postado: 13/10/2016